quarta-feira, 28 de maio de 2014

Resenha: Quando Ela Se Foi, Harlan Coben

Título: Quando ela se foi
Título Original: Long Lost
Autor: Harlan Coben
Ano: 1995
Editora: Arqueiro
Tradução: Fernanda Abreu

Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã. Depois disso, eles se reencontraram apenas uma vez, quando Terese ajudou Myron a salvar seu filho. E ela foi embora, sem deixar vestígios.Agora, no meio da madrugada, ela telefona: “Venha para Paris”.
Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse em Paris. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e que Terese é a principal suspeita do crime. Mas algo ainda mais atordoante é revelado: perto do corpo havia longos fios de cabelo louros e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal. Só que sua única filha morrera em um acidente de carro muitos anos antes.
Logo Myron se vê perseguido nas ruas de Paris e de Londres. As agências de segurança de quatro países parecem querer as mesmas informações de que ele precisa para desvendar a morte de Rick e o destino da filha que Terese pensava ter perdido para sempre.


Harlan Coben é o fenômeno dos romances policiais misturado com muita ficção e mistério. Não poupo elogios quando me refiro a ele e não hesito em dizer que, da atualidade, ele é o meu escritor predileto. Ele tem o dom de te prender no livro. é impossível você não terminar de ler. Falta apenas um livro para completar a minha coleção, e todos que eu li, eu amei. Com este não foi diferente. É até engraçado falar neste livro, já que terminei de ler faz uma semana e acabei descobrindo detalhes sobre ele (como: é uma série) que eu nem imaginava. Posso adiantar uma coisinha: depois de ler este livro, você só vai querer livros do Harlan Coben de presente!

A História é super bem construída, apesar de alguns críticos a considerarem fraca. O livro possui uma narrativa que te prende de uma maneira muito boa, cada página tem algo que te estimula a ler a próxima e assim por diante, fazendo a leitura fluir automaticamente. Abordando temas polêmicos (fertilização in-vitro, religião, terrorismo etc), Harlan, com uma linguagem super simples, o autor te faz tentar adivinhar o mistério que ronda Terese Collins, mas, como todo livro bom, tudo se limita em apenas tentativas. 

Harlan sempre arruma um jeito de deixar o final do livro surpreendente, e quando eu cheguei na última página desta história, eu não acreditei no fim. Foi bastante tenso, assim como todo o enredo, e eu não contive um sorriso de surpresa. é óbvio que não vou contar o final, pode ficar tranquilo(a). Sem mais delongas, livro muito bom, criatividade nota mil e eu tô doida demais pra ler a continuação da série!

2 comentários: